Arroba do boi gordo em alta: o consumidor também faz o preço

Imagem gerada por IA para o Canal Rural A arroba do boi gordo continua subindo. No fechamento de 28 de outubro, o indicador Cepea/Esalq para São Paulo chegou a R$ 389,05 à vista. Para o pecuarista, é uma notícia que melhora a receita da venda. Mas exige atenção à próxima compra e ao que acontece fora da porteira. Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News! O que me preocupa é transformar uma alta sustentada por fundamentos em certeza de valorização sem limite. A produção tem seu tempo. O consumidor tem seu orçamento. E o preço precisa encontrar espaço entre os dois. Para entender esse encontro, precisamos voltar à origem do animal que chega hoje ao frigorífico. O abate elevado de fêmeas ajuda a explicar o ciclo. Quando uma matriz vai para o abate, coloca carne no mercado naquele momento, mas deixa de produzir os bezerros dos anos seguintes. O alívio imediato pode cobrar seu preço mais adiante. Com a reposição disputada, o bezerro se valoriza. Em Mato Grosso do Sul, o indicador do Cepea chegou a R$ 3.531,90 por cabeça em 27 de outubro, alta de 15,2% sobre o encerramento de 2025, segundo levantamento do Farmnews. Quem compra esse animal ainda precisa atravessar a recria e a engorda, pagando alimentação, manejo, sanidade e o custo do dinheiro. A receita vem depois. E ninguém garante que o preço da venda compensará toda essa conta. Também é preciso olhar com cuidado para o calendário. O bezerro que encarece hoje não explica, sozinho, a falta de boi pronto agora. A oferta atual depende de decisões anteriores, das condições de produção e da disponibilidade de animais terminados. Quando o produtor retém vacas e novilhas para recompor o rebanho, reduz a oferta de abate no presente. O benefício dos novos nascimentos só aparece adiante. É assim que o próprio esforço para aumentar a produção pode apertar o mercado durante algum tempo. A China limita, o câmbio influencia A restrição chinesa não elimina essa lógica. A cota brasileira de 2026 foi preenchida, e o volume excedente fica sujeito a uma tarifa adicional de 55 pontos percentuais, além da alíquota regular de 12%. Isso dificulta as vendas, mas não significa que a procura externa desapareceu. Há negociações realizadas neste fim de ano para que a carne chegue à China em 2027 e utilize a cota do novo período. Esse calendário ajuda a explicar por que pode haver interesse de compra mesmo com o limite de 2026 esgotado. O dólar muda a conta O câmbio acrescenta outra força. A disparada do dólar em 26 de outubro, parcialmente corrigida no dia seguinte, elevou o valor em reais de uma mesma receita em moeda americana. Se o exportador recebe os mesmos dólares por tonelada, passa a converter essa venda em reais. Isso pode melhorar sua capacidade de disputar o boi e abrir espaço para negociar o preço internacional. Mas a carne não fica automaticamente mais barata para o estrangeiro. Isso depende do preço negociado em dólares. O efeito imediato é sobre a conversão da receita; o aumento das compras depende também de demanda, estoques, tarifas e cotas. A paridade de exportação funciona como uma referência: quanto a venda externa pode render, descontados seus custos. Ela influencia o mercado brasileiro, mas não determina sozinha o preço de toda a carne. O limite aparece no balcão É aqui que entra a elasticidade, o nome que a economia dá à intensidade da reação das quantidades às mudanças de preço. Na pecuária, a oferta é pouco elástica no curto prazo. Mesmo com a arroba valorizada, não se produz um boi terminado de uma semana para outra. A resposta demora. Do lado do consumo, porém, existe reação. Quando a carne bovina pesa mais no orçamento, a família pode reduzir a quantidade, escolher cortes mais baratos ou substituir parte da compra por frango, suíno e ovos. Essa reação não significa que a demanda seja necessariamente elástica no sentido técnico, em que a quantidade cai proporcionalmente mais do que o preço sobe. Para fazer essa afirmação, seria preciso medir. O ponto é que o consumo responde e limita o espaço para repasses. Há uma máxima que ajuda a entender os preços: a árvore nunca chega ao céu e o braço nunca arrasta no chão. A imagem lembra que altas e baixas encontram limites nas reações de quem produz e de quem compra. A resistência volta ao campo A pressão de alta pode avançar do frigorífico para o atacado e o supermercado. O repasse não precisa ocorrer de uma vez nem na mesma proporção. Parte pode ser absorvida nas margens da cadeia. Quando o consumidor resiste, a carne demora mais a sair. Essa dificuldade volta ao atacado e reduz o espaço da indústria para pagar mais pelo animal. O Cepea já descreveu esse mecanismo em análise sobre o mercado neste ano. Isso não permite marcar a data de uma queda. A oferta restrita e as exportações podem continuar sustentando a arroba, mesmo com menor consumo interno. Mas impede tratar a alta como um caminho sem obstáculos. O pecuarista precisa olhar a margem Na minha avaliação, este é um momento de atenção. Minha orientação ao pecuarista é começar pela conta da própria atividade. A cotação merece ser acompanhada junto com o custo de manter o animal, a reposição e as condições de venda. Preço maior não assegura lucro maior na próxima etapa. Eu olharia com cuidado para o risco de adiar uma venda apenas na expectativa de novas altas. Manter o animal tem custo, e a reposição precisa caber na margem esperada, sem depender de uma valorização que ainda não aconteceu. Também é preciso observar o giro da carne no varejo e o ritmo efetivo das exportações. Um câmbio favorável ajuda, mas não remove as restrições comerciais nem aumenta a renda do consumidor brasileiro. O ciclo explica por que falta boi. A elasticidade ajuda a entender como compradores e consumidores reagem a essa falta. Quem confunde escassez com garantia de alta pode pagar caro pela reposição e descobrir, na venda seguinte, que o mercado mudou. O pecuarista leva anos para produzir. Por isso mesmo, não pode fazer sua conta supondo que o consumidor aceitará qualquer preço. *Miguel Daoud é comentarista de Economia e Política do Canal Rural O Canal Rural não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos nos textos desta sessão, sendo os conteúdos de inteira responsabilidade de seus autores. A empresa se reserva o direito de fazer ajustes no texto para adequação às normas de publicação. O post Arroba do boi gordo em alta: o consumidor também faz o preço apareceu primeiro em Canal Rural.

CryptoAlerta — análise de criptomoedas e mercado em tempo real