IBIT: Investidor médio perde 40% com 7ª semana negativa de ETFs Bitcoin

Os ETFs de Bitcoin à vista nos EUA fecharam a sétima semana consecutiva no negativo, com uma saída líquida de US$ 444,51 milhões na última sexta-feira, o maior período de desacumulação já registrado. O investidor médio do IBIT, o maior ETF de Bitcoin da BlackRock, enfrenta perdas de cerca de 40% em seu capital investido. Este fluxo negativo persistente indica uma significativa redução na demanda por Bitcoin por parte de investidores institucionais e de varejo. Consequentemente, ativos como BTC, MSTR e mineradoras como MARA e RIOT sofrem pressão de venda acentuada. No Brasil, ETFs como BITH11 sentirão o impacto indireto do sentimento global de risco e da desvalorização do Bitcoin. Historicamente, o 'Crypto Winter' de 2022 viu o Bitcoin cair mais de 70% em meio a grandes saídas de capital de fundos e falências de exchanges, com outflows de fundos atingindo US$ 10 bilhões ao longo do ano. O próximo gatilho será a divulgação dos dados semanais de fluxo de ETFs, além de possíveis mudanças na política monetária do Fed. O cenário de médio prazo aponta para uma fase prolongada de consolidação ou novas quedas, antes de uma potencial recuperação de confiança.

Análise

O Bitcoin ($60,681) deve continuar sob pressão nas próximas 2-4 semanas, com grande probabilidade de testar o suporte na faixa de $58k-$55k. Uma reversão para inflows e uma recuperação sustentável dependerão de um catalisador macroeconômico (ex: corte de juros do Fed) ou de uma estabilização significativa nos fluxos diários dos ETFs.

CryptoAlerta — análise de criptomoedas e mercado em tempo real